EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3079
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS EXAMES BIOQUÍMICOS DE ENZIMAS CARDÍACAS REALIZADOS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARINGÁ
Autor(es): TONDATO, Rhana Carla Ruziska
BENEVENTO, Carlos Eduardo
GASPARI, Vanessa Paola Povolo
Abstract: O infarto agudo do miocárdio (IAM) está classificado como uma, das três doenças cardiovasculares que mais causam morte no Brasil. É uma patologia que ocorre devido à isquemia, causada pela falta de oxigênio no tecido muscular cardíaco, geralmente ocasionada pela presença de placa aterosclerótica ou pela formação de trombos que podem levar a obstrução dos principais vasos sanguíneos, interrompendo assim o fluxo sanguíneo. Existe uma relação sazonal e o IAM, sendo sua prevalência maior nos meses mais frios. O objetivo geral deste estudo é verificar a quantidade de exames bioquímicos laudados para marcadores cardíacos (CK-total, CK-MB e LDH) durante o ano de 2014 no Hospital Municipal de Maringá. Como objetivo específico procura-se enfatizar os dois meses do ano de 2014 que tiveram o maior e a menor quantidade de exames laudados, para avaliar os resultados dos exames bioquímicos de marcadores cardíacos que apresentaram valores alterados e relacioná-los com as alterações sazonais e características da população acometida (gênero, faixa etária, unidade de atendimento – Hospital Municipal e UPA Zona Norte). A coleta de dados será feita com os dados existentes no sistema do laboratório do hospital no período de 01/1/2014 à 31/12/2014 e serão utilizados os resultados das dosagens bioquímicas de CK-total, CK-MB e LDH. Após a coleta de dados, os resultados serão analisados utilizando o Microsoft Excel 2010 e expressos em gráficos. Como resultado, espera-se a coleta de dados dos exames bioquímicos cardíacos de aproximadamente 1100 pacientes, nos dois meses do ano (sendo que o mês pertencente ao inverno é que obteve maior quantidade de exames laudados e o mês pertencente ao verão é o com menor quantidade de exames laudados), com uma prevalência de exames alterados, ou seja, com valores de referência acima do valor normal que irá sugerir um IAM no gênero masculino.
Palavras-chave: Enzimas cardíacas
Exames bioquímicos
Infarto Agudo do miocárdio
Relação sazonal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3079
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rhana_carla_ruziska_tondato_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)274.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.