EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3076
Tipo: Artigo
Título: DANÇA SÊNIOR COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA NA FIBROMIALGIA
Autor(es): VASCONCELOS, Karina da Silva
BUENO, Rejane Ventura Charles
BENEDETI, Marcia Regina
PALACIO, Siméia Gaspar
WITTIG, Daniela Saldanha
MORALES, Rosangela Cocco
Abstract: A Fibromialgia é uma síndrome de etiologia desconhecida podendo ser desencadeada por vários fatores que na sua forma ativa gera quadro doloroso que interfere negativamente na qualidade de vida dos portadores. O tratamento não possibilita cura, mas promove controle sobre as queixas e sintomas. O objetivo do presente estudo é a realização de intervenção terapêutica por meio da Dança Sênior em indivíduos com fibromialgia, avaliando os efeitos promovidos por meio da comparação dos resultados obtidos em avaliação antes e após o tratamento. A terapêutica será composta por 10 sessões, aos sábados, realizadas na clínica escola de Fisioterapia da Unicesumar, com duração de uma hora. O grupo composto por 20 mulheres com faixa etária de 25 a 65 anos, será avaliado antes e após o tratamento por meio do Questionário de Impacto da Fibromialgia e escala visual analógica para dor. Ao final da intervenção com a comparação dos resultados espera-se que haja melhora no quadro álgico, diminuição das limitações motoras e melhora no envolvimento social. Espera-se assim, comprovar a eficácia da DS como mais uma alternativa terapêutica para fibromialgia.
Palavras-chave: Dor
Fibromialgia
Terapia pela dança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3076
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rejane_ventura_charles_bueno_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)263.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.