EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3069
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO TÓPICA CONTENDO PERESKIA ACULEATA PARA O TRATAMENTO DA ACNE
Autor(es): ROCHA, Raphaela Yasmim Volpato da
HAMADA, Erika Eiko
BLANCO, Priscilla Hellen Martinez
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
FELIPE, Daniele Fernanda
Abstract: A acne é uma patologia cutânea que se desenvolve no folículo pilossebáceo e que atinge grande parte dos adolescentes. Esta dermatose é caracterizada por aumento de secreção sebácea, proliferação da bactéria Propionibacterium acnes e inflamação local, sendo importante o uso de ativos ou de produtos que atuem em todas estas fases da lesão. A planta Pereskia aculeata é um vegetal que apresenta ação cicatrizante e antiinflamatória podendo ser útil no tratamento da acne. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma formulação tópica contendo extrato da Pereskia aculeata para o tratamento da acne. Será feita a coleta da planta P. aculeata e preparo do extrato. Será avaliada a ação antimicrobiana do extrato frente à bactéria P. acnes. O extrato será incorporado em uma formulação de gel-creme. A formulação será submetida ao controle de qualidade para verificação do aspecto, cor, odor, consistência e verificação do pH, além de ser realizado teste de estabilidade acelerada, no qual os itens avaliados no controle de qualidade serão analisados durante 90 dias. Após, os dados obtidos na pesquisa serão tabulados para posterior análise dos resultados obtidos. Espera – se que a formulação desenvolvida a partir do extrato de P. aculeata apresente qualidade e estabilidade, para posteriormente ser utilizada em estudos clínicos para verificar a eficácia no tratamento da acne.
Palavras-chave: Acne
Gel-creme
Pereskia aculeata
Propionibacterium acnes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3069
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raphaela_yasmim_volpato_da_rocha_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)329.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.