EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3065
Tipo: Artigo
Título: CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autor(es): RAITZ, Gabriela Martini
SOTO, Pedro Henrique Teixeira
COSTA, Cássia Kely Favoretto
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: O câncer que acomete a glândula tireoide se enquadra na principal neoplasia maligna referente ao sistema endócrino, representado aproximadamente 95% dos casos que ocorrem nessa área, ainda que seja responsável apenas por cerca de 1% dos novos casos de doença maligna. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar os tipos, classificações e métodos de diagnósticos do câncer de tireoide por meio de revisão sistemática de literatura. Foram utilizadas as recomendações metodológicas da declaração PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). As bases de dados pesquisadas foram LILACS, CUMED, IBECS, COCHRANE, MEDLINE, SciELO e PubMed. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. De 1164 artigos encontrados, foram selecionados 77 artigos que atenderam os critérios de inclusão. Três eixos temáticos principais foram trabalhados: tipos (com 22,08% dos artigos), classificação (36,36%), e diagnóstico de câncer de tireoide (70,13%), sendo o último subdividido em punção aspirativa por agulha fina (PAAF), exames de imagem e testes genéticos e moleculares. Concluiu-se que vários são os métodos diagnósticos disponíveis, tais como a punção aspirativa por agulha fina, os métodos de imagem, genéticos e moleculares, porém ainda persistem muitas falhas diagnósticas, muito por conta da indisponibilidade dos testes a toda a população e da dificuldade na análise citopatológica dos aspirados, apesar dos critérios já estabelecidos. Além disso, com o passar dos anos, o avanço nas pesquisas objetivando o diagnóstico do câncer da tireoide, proporcionou diminuição das ressecções cirúrgicas da glândula desnecessariamente.
Palavras-chave: Classificação
Diagnóstico
Glândula tireoide
Neoplasias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3065
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela_Martini_Raitz.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)381.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.