EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3061
Tipo: Artigo
Título: CONSUMO DE MEDICAMENTOS POR IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Autor(es): DERHUN, Flávia Maria
CASTRO, Vivian Carla de
SCOLARI, Giovana Aparecida de Souza
BORGHI, Ana Carla
SALES, Camila Cristiane Formaggi
CARREIRA, Lígia
Abstract: O objetivo deste estudo foi descrever o padrão de consumo de medicamentos por idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, realizado por meio de dados provenientes das prescrições médicas de idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos da cidade de Maringá-PR-Brasil. Os dados foram coletados em maio de 2013, período em que a instituição possuía 88 idosos residentes. Observou-se prevalência de polifarmácia na prescrição de 93,18% dos idosos, e ainda o uso de em média 7,15 medicamentos/idoso. Os medicamentos mais usados foram para as intercorrências do Sistema Nervoso. Verificou-se a presença de medicamentos considerados impróprios para idosos. Espera-se que este estudo proporcione subsídios para os profissionais de saúde, a fim de que promovam o uso racional de medicamentos para os idosos institucionalizados.
Palavras-chave: Idoso
Saúde do idoso institucionalizado
Instituição de longa permanência para idosos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3061
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_maria_derhun_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)298.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.