EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3044
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DO DIABETES MELITTUS TIPO 1: UM ESTUDO DE REVISÃO
Autor(es): MARÇAL, Danilo Francisco da Silva
ALEXANDRINO, Eduardo Gauze
BIANCHI, Adriane Behring
MADEIRAS, Joselene Gomes
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: O papel do Exercício Físico (EF) no tratamento do Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é controverso. O presente estudo aborda os efeitos do exercício físico (EF) no controle glicêmico, na dosagem de insulina, na reposição de carboidratos, nas complicações crônicas e o tipo de exercício recomendado. O objetivo do artigo é descrever, por meio de revisão teórica, informações acerca dos efeitos do EF no tratamento do DM1. Realizou-se uma busca nos bancos de dados LILACS, PUBMED e SCIELO, selecionou-se textos que abordam a relação entre o EF e DM1. Há necessidade de mais investigações pertinentes às intervenções do EF no controle glicêmico. Esquema de ajuste de insulina e/ou reposição de carboidratos são as estratégias mais utilizadas para se evitar tratar as crises hipoglicêmicas. A prescrição do tipo, frequência, duração, intensidade e até mesmo a contraindicação do EF deve ser feita de acordo com as limitações e necessidades de cada paciente. O diabético tipo 1 pode realizar qualquer tipo de atividade física, entretanto, as especificidades e as adaptações necessárias, de acordo com seus objetivos e limitações, devem ser consideradas. Assim, o indivíduo obterá controle glicêmico adequado e melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 1
Exercício físico
Tratamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3044
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danilo_francisco_da_silva_marcal_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)217.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.