EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3041
Tipo: Artigo
Título: FOCO NO CUIDADO:EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS
Autor(es): CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
GALLO, Adriana Martins
ELER, Gabrielle Jacklin
ARAUJO, J uliane Pagliari
ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia
Abstract: O curso Técnico em Enfermagem tem como componente curricular a educação para o auto cuidado. Os conteúdos trabalhados no curso podem servir de base para a educação na comunidade, principalmente na unidade escolar ensinando crianças a reconhecer a importância da saúde e prevenção de doenças, favorecendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas e aprendizagem sobre saúde. Objetivo:Realizar ações de saúde em escolas e promover ações teórico-práticas desenvolvendo aspectos e competências inerentes ao curso de enfermagem. Metodologia: Trata-se do desenvolvimento de metodologias ativas para atuar nas escolas com uma ação integrada e articulada com o serviço de saúde, de forma que possa significar a oportunidade de reflexão para educandos. Uma das atividades realizadas foi à elaboração de folder pelos alunos do curso técnico em enfermagem, o qual foi utilizado em várias outras ações de educação em saúde. As atividades foram realizadas em uma escola municipal do município de Londrina –Pr, no ano de 2014. Participaram das atividades vinte crianças de oito a dez anos.Resultados e discussão: A participação dos alunos foi realizada de forma efetiva e demonstraram interesse sobre os temas. Os folders apresentados sobre ações de saúde revelaram a capacidade cognitiva e criativa dos alunos a serem aplicados além das escolas, também em campanhas, feiras de saúde, mostra de cursos entre outros eventos e fomentar a produção de artigos acadêmicos após coleta dos dados. Os folders exploram conteúdos como prevenção da dengue e higiene e saúde.Conclusão:O projeto contribuiu para a aproximação dos alunos com a comunidade e produção de material didático pedagógico a serem utilizados em atividades acadêmicas do IFPR/Campu s Londrina. O intuito dos docentes foi deixar os alunos realizaram de forma criativa os folders como forma de complementação dos conteúdos vistos em sala de aula. Os alunos tiveram a oportunidade conhecer novas práticas de educação como meio para fomentar um ambiente produtor de conhecimento.
Palavras-chave: Criança
Cuidado
Educação em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3041
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cesar_junior_aparecido_de_carvalho.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)287 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.