EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3039
Tipo: Artigo
Título: DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA DA ARTÉRIA RENAL DO MACACO PREGO ( CEBUS APELLA )
Autor(es): BILOTTI, Carolina Correia
INHOTI, Priscila Almeida
MELLO, Josiane Medeiros de
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: Poucos trabalhos abordam a estrutura da parede das artérias renais em mamíferos com uso potencialmente laboratorial, como é o macaco prego (Cebus apella), valendo a pena ressaltar que a anatomia do Cebus apella não é igualmente conhecida como em outros macacos, talvez pela sua restrição ao continente Sul-Americano. O presente trabalho objetiva-se descrever as características estruturais em nível de microscopia óptica das túnicas íntima, média e adventícia da artéria renal do macaco prego (Cebus apella). Foram utilizados para a presente pesquisa 08 macacos pregos (Cebus apella),adultos de ambos os sexos, procedentes do Núcleo de Procriação de Macacos Prego da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (FOA-UNESP), Araçatuba, SP, Brasil. Após evisceração e exposição da parte abdominal da aorta, foram coletadas as porções vasculares do antímero direito da artéria renal nos seguintes níveis: segmento justa aórtico e segmento justa hilar, os fragmentos vasculares obtidos foram pós-fixados em paraformaldeído a 4% em tampão fosfato de sódio, pH 7,4 a 4oC. Todos os fragmentos de tecidos vasculares coletados e após fixados, foram incluídos, em paraplast obtendo-se, em sequência, secções histológicas semi seriados transversais de 5a 7 μm de espessura. Os cortes histológicos de paraplast foram corados, respectivamente, com: resorcina-fucsina de Weigert-Van Gieson e tricrômicos de Masson. As secções histológicas foram analisadas e documentadas fotograficamente, em um sistema de vídeo-microscópio, a contagem das lâminas elásticas e espessura da túnica média foram utilizadas lâminas histológicas, em secções transversais e analisadas ao microscópio óptico com objetivas de 20X. A presente pesquisa teve aprovação do Comitê de ética em Pesquisas Animais do Núcleo de Procriação de Macacos Prego da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, portaria FOA 087/95. Observou-se que a túnica íntima, da artéria renal do macaco prego, apresenta uma lâmina elástica interna em toda a circunferência do vaso,enquanto a lâmina elástica externa foi mais evidente no segmento justa aórtico. A túnica média mostra células musculares lisas, dispostas na sua maioria em posição circular entremeadas por colágeno e raras lâminas elásticas. Analisando a densidade de volume dos elementos colágeno, muscular e elástico da túnica média, a artéria renal do macaco prego pertence à categoria das artérias musculares no seu segmento justa hilar, e tipo misto no segmento justa aórtico.
Palavras-chave: Anatomia
Artéria
Histologia
Macaco prego
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3039
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolina_correia_bilotti_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)575.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.