EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3034
Tipo: Artigo
Título: FATORES RELACIONADOS AO DESCENSO NOTURNO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): SANTOS, Bruna Cristina Mendes dos
RAMONIGA, Leonardo Teixeira
CORTEZ, Josiane Volpato
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
Abstract: Uma das variáveis da pressão arterial que merece destaque é a queda pressórica que ocorre do período da vigília para o sono, denominada descenso noturno (DN). Em relação ao prognóstico vinculado a essa variável, cujo valor de normalidade é uma redução de pelo menos 10% da PA durante o sono em relação à vigília, sabe-se que existe uma correlação inversa da PA no sono e desfechos cardiovasculares, mesmo na presença de valores normais de média de pressão. A ausência essa queda da pressão arterial está associada a fatores de risco cardiovascular, lesão de órgão alvo, e risco de futuros eventos cerebrovasculares e hipertensão secundária. Sendo assim o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão sistemática sobre fatores relacionados ao descenso noturno. O trabalho será de uma revisão sistemática conforme a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), consistindo assim, na análise e sintetização de produções científicas de periódicos indexados nos bancos de dados da LILACS, IBECS, COCHRANE, MEDLINE, SciELO e PubMed. Para isso serão utilizados os descritores: descenso noturno, dippers e não-dippers, monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) consultados nos Descritores em Ciências da Saúd e (DeCS), entre outros. Os artigos que serão utilizados no estudo serão selecionados por meio de avaliação dos títulos e resumos, realizados de forma independente por dois pesquisadores, obedecendo aos critérios de inclusão e exclusão. Com essa pesquisa espera-se reunir grande quantidade de informações, com rigor científico para refinar os estudos existentes e tornar mais fácil o acesso às informações dos fatores relacionados à pressão arterial e dessa forma compreender o descenso noturno, os fatores relacionados à ausência do mesmo, os fatores de risco que o predispõem, além dos riscos decorrentes do descenso noturno, já que esse tema é de grande relevância na área da cardiologia.
Palavras-chave: Descenso noturno
Dippers e não dippers
Monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3034
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bruna_cristina_mendes_dos_santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)203.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.