EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3017
Tipo: Artigo
Título: INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
Autor(es): MUNHÓZ, Adrielle de Lima
FERNANDES, Marcelo da Silva Pereira
ARAÚJO, Rafael Faversani de
MURAD, Ivan
BENALIA, Hugo Rafael da Costa
MENECHINI, Pedro Victor Lazaretti
Abstract: No mundo todo, há 2,1 bilhões de pessoas acima do peso - um salto em relação a 1980, quando o número chegava a 875 milhões. Diante disso, muitos são os tratamentos buscados pelos que se encontram nessa condição e dentre eles está o tratamento cirúrgico, por meio da cirurgia bariátrica. As cirurgias de gastroplastia redutora com gastroenteroanastomose em Y de Roux são as mais utilizadas, pois partem de uma técnica combinada, com a associação de dois mecanismos para a perda ponderal -um restritivo e um disabsortivo. As alterações anatômicas decorrentes dessa técnica cirúrgica podem trazer complicações precoces ou tardias ao paciente submetido ao tratamento. Dentre elas, podemos destacar a obstrução do intestino delgado, que ocorre em cerca de 1,3 a 5% dos casos, notadamente nos pacientes submetidos à videolaparoscopia. As principais causas são hérnia interna, brida e estenose da anastomose enteroentérica, podendo ocorrer também secundária à hérnia de parede abdominal encarcerada ou mesmo à intussuscepção no local da enteroanastomose, podendo levar à necrose de segmento intestinal e/ou distensão da alça biliopancreática e consequente dilatação retrógrada do estômago excluso, com ruptura da linha de grampos e peritonite, sendo esta a causa de morte em alguns pacientes. Este trabalho relata um desses casos de complicação tardia, com intussuscepção, resultando em óbito de uma paciente atendida no Hospital Universitário Regional de Maringá.
Palavras-chave: Obesidade
Gastroplastia
Complicações
Intussuscepção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3017
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adrielle_de_lima_munhoz.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)407.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.