EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3014
Tipo: Artigo
Título: MAPEAMENTO DE PROPRIEDADES MODELO EM BOVINOCULTURA DE LEITE
Autor(es): SANTOS, Thaisa Giachini dos
HERRERA, Rafaela Alencar
MENDES, Adriano Rogério
DIAS, Victor Hugo Cortez
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
Abstract: O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite, no cenário atual, tendo participação produtiva de todo território nacional. Entretanto, as regiões responsáveis pela maior produção nacional são a região Sudeste e Sul, principalmente pelos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, que respondem a um grande percentual desta. Em vista disso, o setor lácteo tem uma grande importância na economia brasileira. O objetivo desse projeto é mapear propriedades modelo de bovinocultura leiteira identificando todos os aspectos relacionados ao manejo, inclusive à mão de obra, à genética, à nutrição, à sanidade e as instalações e ambiência. Para isso será elaborado e aplicado um questionário abordando o manejo, sanidade, genética, nutrição e instalações/ambiente.Com os dados obtidos no levantamento espera-se elaborar um material explicativo na forma de uma cartilha para ser repassado para produtores de leite bovino com baixos níveis de produtividade e lucratividade visando melhorar o seu retorno financeiro com a atividade.
Palavras-chave: Bovino de leite
Eficiência produtiva
Propriedade leiteira
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3014
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thaisa_giachini_dos_santos_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)366.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.