EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3013
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO DE CASOS DE MASTITE BOVINA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): KOVACS, Thais Akelli Sanchez
DIAS, Victor Hugo Cortez
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
HERRERA, Rafaela Alencar
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
MENDES, Adriano Rogério
Abstract: A bovinocultura de leite a partir de 1980 passou a desenvolver produtos diferenciados, aprimorando o processamento do leite e, atualmente, apresenta ganhos efetivos na quantidade e qualidade do leite produzido. Entretanto, para que continue ocorrendo o crescimento da bovinocultura leiteira é essencial investir em nutrição, genética, manejo, bem estar animal e sanidade. Uma das principais causas de queda na qualidade do leite e de perdas econômicas é a mastite, a qual consiste na inflamação da glândula mamária, podendo ser causada por agentes infecciosos, traumáticos, fisiológicos, metabólicos, alérgicos e psicológica. Outros fatores como o manejo dos dejetos, estações do ano, estresse dos animais e as fases de lactação também podem estar relacionados com a ocorrência da mastite. Dessa forma, o presente trabalho irá diagnosticar casos de mastite em algumas propriedades no estado do Paraná, através da monitoração das mesmas, descobrir quais os fatores determinantes associados à ocorrência de mastite, e caso a etiologia seja de caráter infeccioso, quais são os agentes de maior ocorrência, através de exames microbiológicos e dados estatísticos, uma vez que casos de mastite resultam em prejuízos a saúde pública e perdas econômicas significativas, sendo assim, prevenir ou tratar adequadamente os animais são prática que devem ser realizadas em todos os sistemas de produção.
Palavras-chave: Bovinocultura
Leite
CMT
Manejo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3013
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thais_akelli_sanchez_kovacs_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)268.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.