EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3008
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO SOBRE A ASSOCIAÇÃO ENTRE O PESO DO JÓQUEI COM O TEMPO FINAL EM CORRIDA E O ÍNDICE DE VELOCIDADE EM CAVALOS DE CORRIDA DA RAÇA QUARTO DE MILHA
Autor(es): NEVES, Suellen
SIMONELLI, Sandra Maria
VERDE, Aline de Almeida
EMANUELLI, Isabele Picada
Abstract: Este trabalho teve como objetivos verificar a relação entre o peso do jóquei,o tempo final de corrida e o índice de velocidade em cavalos da raça Quarto de Milha. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado um banco de dados cedido pelo “Jockey Club” de Sorocaba-SP. Dessa maneira, foi realizada a coleta de dados visando acompanhar o desempenho dos cavalos nas corridas de 320 m, entre os anos de 1991 e 1997 . Para a composição dos grupos, foram selecionados do banco de dados 50 animais machos e 50 fêmeas. As variáveis analisadas foram tempo final de corrida, índice de velocidade e o peso do jóquei. Os resultados não indicaram associação do peso do jóquei sobre o tempo final da corrida e o índice de velocidade,apresentando a correlação de todas as variáveis estudadas não significativa (p>0,05). Foi demonstrado que as variáveis são independentes linearmente entre si, ou seja, o peso do jóquei não influencia o tempo final e nem o índice de velocidade bem como o tempo final também não influencia o índice de velocidade.Isso pode ter acontecido devido à baixa variação do peso dos jóqueis (x= 52,72 ± 1,24)bem como pela baixa variação do tempo final da corrida e do índice de velocidade dos dados estudados. Desta maneira conclui-se que o peso do jóquei não influencia o desempenho no tempo final da corrida e no índice de velocidade em cavalos da raça Quarto de Milha em corrida de 320 m inferindo que pequenas variações no peso dos jóqueis não refletem em desempenho dos cavalos nas corridas. O tempo final de corrida,não teve correlação com o índice de velocidade em cavalos Quarto de Milha.
Palavras-chave: Correlações
Desempenho em corridas
Melhoramento de equinos
Porte físico do jóquei
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3008
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
suellen_neves_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)299.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.