EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3004
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA INDUÇÃO E RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA COM A ASSOCIAÇÃO DE ETOMIDATO, MIDAZOLAM E LIDOCAÍNA EM CÃES
Autor(es): CAPELETO, Nicolly Gomes
QUARTERONE, Carolina
PERES, Paola Massambani
WATANABE, Eduardo Kato
RIEGER, Giancarlo
KOVACS, Thaís Akelli Sanchez
Abstract: A anestesiologia é um ramo da medicina veterinária que tem avançado de modo que procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos sejam realizados com maior segurança e bem-estar para o paciente. Dentre os fármacos mais utilizados para a indução anestésica estão o propofol, tiopental, cetamina e etomidato. O etomidato é um potente hipnótico e geralmente é utilizado em pacientes cardiopatas ou em choque, devido aos seus efeitos como estabilidade hemodinâmica e mínima depressão cardiorrespiratória. Embora seja considerado um fármaco seguro para pacientes debilitados, um de seus efeitos colaterais mais significativos são as mioclonias durante a indução anestésica, que podem aumentar o risco de regurgitação e prolapso vítreo de globo ocular, nos quais causam desconforto para o paciente.Atualmente, opta-se pela utilização do etomidato juntamente com o midazolam, um relaxante muscular, com o intuito de diminuir seus efeitos colaterais. Entretanto, observa-se redução de apenas 33% dos casos, sendo um índice considerado baixo e impossibilitando a utilização do fármaco na rotina clínica. A lidocaína é um anestésico local e quando empregada pela via intravenosa promove analgesia podendo suplementar anestesia geral, quando empregada em associação a outros fármacos obtém-se um sinergismo. Acredita-se que a associação do etomidato, midazolam e lidocaína, possa reduzir as mioclonias e a dor à injeção em cães.
Palavras-chave: Anestesiologia
Etomidato
Lidocaína
Midazolam
Mioclonia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3004
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nicolly_gomes_capeleto_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)269.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.