EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2994
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DE ATRIBUTOS FÍSICOS EM PERFIS DE ARGISSOLO SUBMETIDOS A DIFERENTES USOS
Autor(es): PANINI, Rafael Luiz
ARAUJO, Marcelo Alessandro
BERTOLDI, Isadora Ribeiro
MORAES JÚNIOR, José Carlos de
USHIWATA, Silvio Yoshiharu
SOUZA, Simone Lemes de
Abstract: Dentre as principais classes de solos presentes na região de abrangência do Arenito Caiuá destacam-se os Latossolos, que geralmente ocorrem nas áreas mais altas e planas da topossequência, seguido dos Argissolos que ocorrem em condição de declividade maior. Os Argissolos apresentam como principal característica o acúmulo de argila no horizonte B (argila iluvial), tecnicamente chamado de horizonte B textural ou Bt. Os solos agrícolas funcionam como um sistema complexo que retém e transferem água, ar, nutrientes e calor às sementes e plantas, de maneira que é fundamental um ambiente físico favorável ao crescimento radicular para maximizar a produção das culturas. Portanto, conhecer a condição física do solo é uma informação muito importante para o manejo adequado da propriedade rural. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo avaliar parâmetros físicos do solo, tais como, densidade (Ds), porosidade e resistência do sol o à penetração de raízes (RP) utilizando para tanto, trincheiras abertas em um Argissolo submetido a diferentes usos. O trabalho foi conduzido no Campus do Arenito (CAR) da Universidade Estadual de Maringá, no município de Cidade Gaúcha onde foram abertas três trincheiras em um Argissolo Vermelho Distrófico. A primeira trincheira (T1) foi aberta em uma área utilizada como mata ciliar e estava próxima a uma plantação de Bambu, a segunda trincheira (T2) foi aberta em uma área cultivada com eucalipto de sete anos de idade e que possuía Brachiaria sp. na entre linha, já a terceira trincheira (T3) também foi aberta em uma área de eucalipto, porém este encontravasse com três anos de idade e possuía Pannicum sp. na entre linha. Os resultados mostraram menores valores de Ds na camada 0,0-0,10 m de profundidade para a T3 em comparação a T2. Este comportamento foi atribuído a cobertura vegetal na entre-linha do eucalipto (Pannicum sp.) e ao aporte de material orgânico promovido por está gramínea. Os dos de porosidade acompanharam a mesma tendência de comportamento da Ds. Já a RP também acompanhou o comportamento da Ds e poros. Porém, em profundidades abaixo de 0,20 m a T3 apresentou os maiores valores de RP, acima do limite restritivo de 2,0 MPa. Fato atribuído a compactação residual causada pelo tráfego de máquinas e implementos devido ao plantio do eucalipto nesta área ser relativamente recente. Por fim, concluiu-se que os parâmetros físicos do solo, Ds, porosidade e RP apresentaram boa correlação entre si e demonstraram ser sensíveis as modificações impostas pelo uso e manejo do solo.
Palavras-chave: Densidade do solo
Porosidade do solo
Resistência do solo à penetração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2994
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isadora_Ribeiro_Bertoldi_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)377.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.