EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2993
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO DE USO ATUAL E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS DO CAMPUS DO ARENITO EM CIDADE GAÚCHA - PR
Autor(es): PANINI, Rafael Luiz
ARAUJO, Marcelo Alessandro
BERTOLDI, Isadora Ribeiro
MORAES JÚNIOR, José Carlos de
USHIWATA, Silvio Yoshiharu
SOUZA, Simone Lemes de
Abstract: Na moderna agricultura o grande desafio é aumentar a produção de alimentos e fibras de maneira sustentável, visando atender a uma demanda que não para de crescer. O aumento sustentável da produtividade, do ponte de vista ambiental, só pode ser alcançado através do uso e manejo adequado das terras cultivadas, sobretudo por meio do manejo adequado de nutrientes, conservação do solo e da água e, tecnologias relacionadas ao uso mais eficiente dos recursos naturais. Neste sentido, mapas temáticos, tais como os de uso atual e de classes de solo apresentam-se como ferramentas importantes e fundamentais na tomada de decisões e gestão da propriedade agrícola. O campus do Arenito (CAR) está localizado em uma propriedade rural, no município de Cidade Gaúcha –PR, pertencente a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e oferece o curso de Engenharia Agrícola. O CAR possui uma área total de 47,530 hectares e carecia da realização do levantamento de uso e classificação dos solos. Assim, os objetivos deste trabalho foram: a) fornecer informações sobre as dimensões de cada área/uso no CAR –uso atual, b) realizar o levantamento das classes de solos presentes. Para criação do mapa de uso atual foram estabelecidos os pontos geográficos da área do CAR, utilizando um equipamento de sistema de posicionamento global (GPS). As áreas foram demarcadas considerando-se os diferentes usos atuais como: Área de Reflorestamento (ARF), Áreas com Uso Agrícola (AUA), Áreas Construídas (AC) e Áreas em Pousio (AP), da referida propriedade. Uma vez demarcadas as áreas e separadas por uso atual, obteve-se as seguintes medidas: ARF = 5,231 ha, AUA = 20,672 ha, AC = 4,742 ha e AP = 16,955 ha. Para o levantamento das classes de solos existentes, e posterior confecção do mapa de solos, foram feitas onze trincheiras. A análise das trincheiras apontou a existência no CAR de três classes de solo, as quais são: Neossolo (1,78% da área total), Argissolo (18,28%) e Latossolo (79,94%). As informações obtidas neste estudo são de grande importância, pois tanto o mapa de uso atual, quanto o mapa de classes de solos podem colaborar muito para futuros trabalhos, tais como: logística da propriedade rural, controle ambiental das áreas “verdes”, dimensionamento de sistemas de irrigação, escolha do tipo de cultura e manejo por área, levantamento de áreas com maior probabilidade de erosão e, estudo para reforma de talhões. Enfim, correlacionando várias áreas da engenharia para o meio rural.
Palavras-chave: Mapa de solos
Latossolo
Argissolo
Neossolo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2993
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isadora_Ribeiro_Bertoldi.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)362.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.