EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2976
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CICATRIZANTE DA PERESKIA ACULEATA EM FERIDAS CUTÂNEAS DE RATOS
Autor(es): ZONTA, Pedro
KOHATSU, Giovanna
BERNUCI, Karine Zanoli
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
MARTINS, Heber Amilcar
ROMANINI, Cássia Valério
Abstract: A busca por produtos naturais com atividade cicatrizante é de extrema relevância clínica, inúmeros estudos já foram realizados com este objetivo, no entanto a Pereskia aculeata, apesar de ser usada popularmente como cicatrizante em feridas cutâneas, não apresenta estudos científicos que comprovem a sua eficácia. O objetivo deste trabalho, portanto, foi avaliar o efeito cicatrizante da pomada contendo o extrato da Pereskia aculeata em feridas cutâneas de ratos, com esta finalidade, foram utilizados37 ratos Wistar, machos, que foram submetidos a uma incisão dorsal e divididos em 3 grupos, um grupo foi tratado com a pomada contendo o extrato de Pereskia aculeata 5% (n=8), outro grupo com a base da pomada (controle negativo, n=15) e o terceiro grupo com a fibrase® (controle positivo, n=14), os diferentes tratamentos foram realizados uma vez ao dia, durante o período de 15 dias. Após o termino do tratamento os animais foram avaliados macroscopicamente para a determinação do índice de cicatrização da ferida (ICF), em seguida sacrificados para analise histológica com o corante Hematoxilina e Eosina para a avaliação da angiogênese, formação de crosta e reepitelização. Os resultados foram coletados e analisados estatisticamente através da análise de variância (Oneway ANOVA) e apresentados em forma de gráficos. No entanto, não houve diferença estatisticamente significativa em nenhum dos grupos analisados nas diferentes analises histológica. Novos estudos com diferentes tempos de tratamento e concentrações do extrato deverão ser realizados para uma melhor avaliação da atividade cicatrizante da Pereskia aculeata.
Palavras-chave: Feridas cutâneas
Hematoxilina e eosina
Pereskia aculeata
Ratos Wistar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2976
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedro_luiz_zonta_de_freitas_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)288.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.