EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2970
Tipo: Artigo
Título: DESCRIÇÃO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DAS ENFERMEIRAS E INFRAESTRUTURA DAS UBS CONVENIADAS AO UNICESUMAR ENVOLVIDAS COM A COLETA DO EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO DO ÚTERO
Autor(es): CABRERA, Patricia Laporta
ALVES, Adali Camila
TOMAZ, Adriana Cunha Vargas
BERMUC, Marcelo Picinin
Abstract: Sendo o câncer do colo do útero classificado como a quarta neoplasia mais frequente em mulheres no mundo, e responsável por uma alta incidência de óbitos, 4,31/100 mil mulheres em Maringá em 2010, fazem-se necessárias medidas preventivas eficazes para o controle desta neoplasia maligna, de forma que o exame de Papanicolaou ainda é o mais indicado. Como a efetividade deste exame depende da coleta, problemas na capacitação profissional e na infraestrutura podem prejudicar o sucesso do preventivo. Assim, o objetivo do trabalho foi descrever a capacitação profissional e infraestrutura de UBS, conveniadas ao Unicesumar, envolvidas na prevenção do câncer do colo do útero. Para tanto foram aplicados questionários semiestruturados às enfermeiras chefes de sete UBS, abordando os temas de recrutamento da população alvo, capacitação profissional e infraestrutura. Os dados foram tabulados em planilhas do Excel e analisados por meio de estatística descritiva. O recrutamento da população alvo obedece às recomendações do MS e INCA. Quanto à capacitação profissional, em 14,3% das UBS pesquisadas a última capacitação foi em 2005, porém, não foi específica para coleta do exame Papanicolaou e em 28,6% das UBS pesquisadas nunca tiveram ou não se lembram da última capacitação. Em relação à infraestrutura 28,6% das UBS relataram problemas com local reservado para troca de roupa em períodos de campanhas de coletas. Os resultados apresentados sugerem que há uma carência da oferta de capacitação profissional e certa precariedade dos ambientes/infraestrutura em períodos de campanhas destinados às coletas e isso pode estar influenciando negativamente o sucesso do rastreamento e consequente detecção precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero.
Palavras-chave: Câncer do colo do útero
Diagnóstico precoce
Maringá
Mortalidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2970
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_laporta_cabrera.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)308.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.