01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENFERMAGEM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/294
Tipo: Artigo
Título: Caracterização de atendimentos realizados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel à Urgência) em um Município do Noroeste do Paraná
Autor(es): BERGAMIN, Lícia Kawana Tabalipa
OLIVEIRA, Nathalia Jacob de
Primeiro Orientador: SILVA, Juliana Dalcin Donini e
Abstract: O Serviço de Atendimento Móvel à Urgência é um dos serviços que compõem a Rede de Atenção as Emergências, logo, conhecer as características dos atendimentos realizados pelo serviço poderão auxiliar nas ações de gestão local. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel à Urgência em um município localizado no Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência do município de Sarandi, localizado no Noroeste do Paraná. Foram coletados dados de 1987, fichas de atendimento referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014 a 2017. Após a coleta foi realizada a tabulação de dados e acompanhamento de serviço móvel. Os resultados apontaram que a maioria dos atendimentos foram de pessoas do sexo masculino, com idade entre 18 e 27 anos e acima de 60. As principais causas foram referentes a problemas neurológicos e ginecológicos/obstétricos, seguidos das causas externas. A maioria dos chamados ocorreram em domicílios dos usuários. Diante dos resultados depreende-se que há falhas no atendimento à população local na atenção básica, refletindo negativamente nos atendimentos realizados pelo SAMU, visto que a maioria dos atendimentos realizados deveriam ser atendidos nas unidades básicas de saúde. Assim, sugere-se que sejam realizadas ações de reestruturação da atenção básica naquele município, bem como atividades de educação em saúde para a comunidade para que haja melhor compreensão dos atendimentos de urgência e emergência.
Palavras-chave: Epidemiologia
Assistência Ambulatorial
Assistência Pré-Hospitalar
Gestão em Saúde
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/294
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Licia Kawana Tabalipa Bergamin.pdfpdf449.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.