EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2920
Tipo: Artigo
Título: DENGUE NA IMPRENSA LOCAL: UMA DOENÇA EM NOTÍCIA
Autor(es): ROMANO, Talita Joana C.
CIBOTTO, Bruna Mayara de L.
VELHO, Ana Paula Machado
LUCENA, Tiago Franklin
Abstract: Até 14 de agosto 2015, 3.625 casos de dengue foram notificados e 1.169 confirmados, além de duas mortes, configurando um cenário de epidemia. A única estratégia viável para conter a dengue é o controle do Aedes aegypti, pois ainda não existe vacina para a doença. O mecanismo de redução da patologia requer a adoção de políticas integradas entre diversos setores e não apenas da saúde. Esta pesquisa buscou compreender se as reportagens impressas estão sendo eficazes para responsabilizar os cidadãos de Maringá-PR sobre a necessidade de agir contra o mosquito Aedes aegypti e contribuir com a prevenção desta dengue. Nos dias de hoje, em que os processos de comunicação em rede aproximam o jornalista do seu público, este profissional precisa se inserir no processo social, atuar como agente de transformação dos temas que podem mudar a vida do seu público. Foi realizada uma análise de conteúdo em O Diário, principal jornal de Maringá-PR, com dados coletados no período de quatro meses, em 2014. Viu-se que as matérias analisadas não vêm incentivando a ação da população a se mobilizar contra os focos de larvar do mosquito transmissor da doença, já que, em sua maioria, são pequenas notas que registram os números da epidemia na cidade, apartir de informações oferecidas pelos gestores públicos.
Palavras-chave: Vigilância
Saúde
Análise de conteúdo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2920
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
talita_joana_casagrande_romano_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)287.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.