EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2855
Tipo: Artigo
Título: CONTROLE DE ALTERNATIVO DE Sitophilus spp. EM ARROZ
Autor(es): MARTINS, Maxwell Zeniqueli
RAMARI, Thais de Oliveira Iácono
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: No Brasil, os gorgulhos dos cereais são considerados como pragas primárias, com grande capacidade destrutiva no armazenamento de grãos. O principal método de controle dessas pragas é a aplicação sistemática e contínua de inseticidas, porém, o uso indiscriminado e incorreto destes acarretou na diminuição de sua eficiência, sendo necessário aumentar o número de aplicações, propiciando o surgimento de populações resistentes e elevando o custo de controle desta praga. Como método alternativo a esta prática, vem se destacando o uso de inseticidas naturais à base de terra de diatomáceas (TD), porém poucos são os trabalhos sobre a eficiência da mesma em arroz. Assim, objetivou-se com este estudo avaliar o efeito do pó a base de terra diatomácea no controle dos gorgulhos Sitophilus spp. em arroz com casca. Para isto utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com três tratamentos e três repetições, sendo os tratamentos constituídos por doses crescentes de TD: 0, 500 e 1000 g.ton-¹. As unidades experimentais foram constituídas por 1,5 kg de arroz com casca, onde adicionou-se a TD de acordo com os tratamentos. Amostras de 100g de grãos foram coletadas a partir de cada tratamento, acondicionadas em copos com 20 insetos adultos de Sitophilus spp não sexados, estes foram fechados com tecido fino, para a aeração e incubados. As avaliações da mortalidade dos insetos adultos foram realizadas aos 7, 14 e 21 dias após a infestação, através de peneiragem de grãos e contagem do número de insetos mortos e vivos. Os danos nos grãos foram avaliados através de pesagem em balança semi-analítica, sendo esta realizada no primeiro dia, com o valor de 100g e ao final de cada período de armazenamento. Visando à separação de resíduos, insetos e grãos, foi utilizada peneira com malha contendo furos de 4,0 x 10 mm e 1,75 x 22 mm. Em relação à mortalidade o tratamento com 1000 g de TD.ton-¹ obteve 100% de eficiência, já aos 7 dias. Quanto aos danos, os tratamentos com 500 e 1000 g de TD.ton-¹ apresentaram menores danos aos grãos em relação a testemunha. Assim, a aplicação da terra de diatomácea mostrou-se eficaz no controle dessas espécies em arroz com casca, sendo que o melhor tratamento foi o de 1000 g de TD.ton-¹ com 7 dias de incubação. As vantagens econômicas e ambientais aliadas a eficiência deste produto o posicionam como um agente muito importante a ser utilizado no controle de gorgulhos em grãos de arroz armazenados.
Palavras-chave: Oryza sativa
Gorgulho
Terra diatomácea
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2855
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maxwell_zeniqueli_martins_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)176.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.