EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2838
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE SÓDIO NO PERCOLADO DE LODO INDUSTRIAL DE GELATINA FUNÇÃO DA APLICAÇÃO EM COLUNAS DE SOLO
Autor(es): REZENDE, Maiara Kawana Aparecida
TONELLO, Tamiris Uana
MIOTO, Liliane Scabora
TONELLO, Anna Paola
FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de
MENDES, Rafael Romero
Abstract: A prática da utilização de águas residuárias na agricultura possui análoga a fertirrigação, trás consigo relevante importância, devido a sua capacidade de disponibilizar nutrientes ao solo, tornado um sistema viável. É importante que a aplicação seja feita em quantidades adequadas, para que se evite possível impacto ambiental. O experimento foi conduzido no Centro Técnico de Irrigação, da Universidade Estadual de Maringá, em casa de vegetação, em colunas de solos, foi arranjado em delineamento inteiramente casualizado com três repetições. O objetivo do trabalho foi verificar em colunas de solo cultivado com milho, após a aplicação de doses crescentes de lodo de indústria de gelatina (LIG) em Nitossolo Vermelho distroferrico (NVdf) e Latossolo Vermelho (LV), os teores sódio no percolado em diferentes períodos de chuva como impacto ambiental em águas subterrâneas. As doses aplicadas de lodo de indústria de gelatina foram 0, 150, 300, 450 e 600 m3 ha-1. A coleta do percolado foi realizada em três datas. Após duas semanas da aplicação do lodo, foram semeadas plantas de milho (Zea mays L.). A condutividade elétrica (CE) aumentou com a aplicação das doses. O pH e a condutividade elétrica aumentaram ao longo das coletas e as concentrações no percolado aumentaram com aplicação das doses do LIG.
Palavras-chave: Fertirrigação
Nutriente
Reuso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2838
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maiara_kawana_aparecida_rezende_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)212.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.