EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2835
Tipo: Artigo
Título: O IMPACTO DA MANUTENÇÃO NO CUSTO-BENEFÍCIO EM MÁQUINAS AGRÍCOLAS APÓS O TÉRMINO DA GARANTIA
Autor(es): MORENO NETO, Aureliano
BETIS, Lucimara Rodrigues
BARCZSZ, Silvio Silvestre
RIGHETTI, José Sérgio
Abstract: No início o objetivo do trator era substituir a força animal, entretanto, com o surgimento de novas atividades agrícolas, ele passou a ser usado no transporte, no acionamento de outras máquinas e no reboque, por exemplo. Hoje os tratores adquiriram uma maior automatização e foram preparados para operar em grandes lavouras. Porém essas máquinas requerem altos investimentos não só para aquisição, mas para sua manutenção. Manutenção é definida como um conjunto de procedimentos que visam manter as máquinas em funcionamento e prolongar-lhes a vida útil, através de lubrificação, ajustes, revisões e proteção contra os agentes que lhe são nocivos, os quais estão presentes no ar, solo e plantas. Uma manutenção adequada minimiza perdas com pequenas paradas para correção de eventuais situações durante o trabalho, obtendo um maior rendimento na jornada de trabalho. A metodologia caracteriza-se um estudo de caso, utilizando como fonte coleta de dados entrevistas semiestruturadas, com visitas a produtores rurais que são proprietários de tratores fabricados entre os anos 1994 e 2012, e seus respectivos operadores, localizados nas regiões centro-oeste e noroeste do estado do Paraná. As entrevistas foram realizadas entre o período de 01 de maio a 30 de outubro de 2014. Esse trabalho teve por objetivo avaliar o impacto de uma manutenção no custo benefício e descobrir o tipo de manutenção realizado no campo. Verificou-se que 100% dos entrevistados realizam as manutenções principais, e sempre verificam o nível da água do radiador, mesmo após o termino da garantia, portanto, não afeta o desempenho operacional dos maquinários, embora 25% dos tratores investigados ficaram inoperantes por vinte dias, devido a problemas mecânicos, porém foram os tratores com mais de vinte anos de vida útil.
Palavras-chave: Custo
Manutenção
Mecanização
Trator
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2835
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucimara_rodrigues_betis_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)271.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.