EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2834
Tipo: Artigo
Título: USO DE DOIS PENETRÔMETROS NA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DO SOLO A PENETRAÇÂO EM LATOSSOLO
Autor(es): MIOTO, Liliane Scabora
ARAUJO, Marcelo Alessandro
SERON, Cassio Castro
LAVANHOLI, Rogério
MEINLSCHIDTH, Danilo da Silva
LOZANO, Cláudia Salim
Abstract: O penetrômetro é o instrumento usualmente indicado para avaliação da resistência do solo à penetração (RP). No mercado existem vários modelos disponíveis, com diferentes princípios de funcionamento, no entanto esta variedade pode trazer diferenças nos dados obtidos. Assim, objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho de dois penetrômetros: um de impacto e outro de anel dinamométrico na avaliação da RP. O trabalho foi realizado no Campus do Arenito da Universidade Estadual de Maringá, Cidade Gaúcha - PR. A RP foi avaliada em uma área cultivada com mandioca (Manihot esculenta, Crantz) que se encontrava no 2° ano desenvolvimento, sendo o solo da área classificado como Latossolo Vermelho Distrófico. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que: i) os penetrômetros apresentaram correlação significativa positiva moderada na área; ii) o penetrômetro de impacto apresentou os maiores valores de resistência mecânica à penetração.
Palavras-chave: Cultura da mandioca
Penetrometria
Resistência a penetração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2834
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liliane_scabora_mioto_4.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)192.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.