EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2832
Tipo: Artigo
Título: pH E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DO SOLO PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM COLUNAS DE SOLO CULTIVADO COM MILHO
Autor(es): MIOTO, Liliane Scabora
REZENDE, Maiara Kawana Aparecida
TONELLO, Anna Paola
MENDES, Rafael Romero
REZENDE, Graziela Silva
FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de
Abstract: Os efluentes de esgoto tratado podem ocasionar sérios problemas ambientais quando lançados em corpos hídricos. Por outro lado, quando a disposição é feita no solo de forma controlada, pode promover benefícios tais como: nutrientes e água para as plantas. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o pH e a condutividade elétrica (CE) em colunas de solo cultivado com milho, em função das aplicações de doses crescentes de Efluente de Estação de Tratamento de Esgoto (EETE). Conduziu-se o experimento no Centro Técnico de Irrigação da Universidade Estadual de Maringá. Arranjado em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com Nitossolo Vermelho Distroférrico e cinco doses crescentes de efluente doméstico: 0, 150, 300, 450 e 600 m3 ha-1, com quatro repetições por tratamento. Antes e após 65 dias do ciclo da cultura foram coletadas amostras de solo nas camadas de 0-5; 5-10; 10-20; 20-40 e 40-60 cm para análises. Conclui-se que os valores médios de pH não apresentaram diferenças entre as doses aplicadas, entretanto houve alterações no solo entre o antes e o depois da aplicação dos tratamentos, os valores de pH foram maiores nas camadas mais superficiais em ambos os solos. Já os valores de CE apresentaram diferenças entre as doses aplicadas e entre o solo antes e após a aplicação.
Palavras-chave: Impacto ambiental
Nitossolo
Reuso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2832
Data do documento: 4-Out-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liliane_scabora_mioto_3.pdf197.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.