Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2824
Tipo: | Artigo |
Título: | A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
Autor(es): | RIBEIRO, Huanny Izabely Paiva ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de |
Abstract: | Este trabalho propõe discutir a inserção da saída de campo aplicada ao ensino de Geografia, utilizando a prática em sala de aula como método dinâmico e essencial para a construção do conhecimento do aluno. Deste modo, concilia os aspectos teóricos e práticos como propostas de orientação ao professor. O uso da prática no ambiente escolar é uma estratégia que pode atender às necessidades pedagógicas para o ensino de Geografia, além de favorecer reflexões aos alunos sobre questões do meio ambiente. Esta pesquisa procura destacar a importância desse estudo tanto para a assimilação do discente, quanto para o aperfeiçoamento da prática pedagógica por parte docente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo adota o levantamento e revisão bibliográfica acerca da importância do estudo do meio, bem como a realização da saída de campo como alternativa pedagógica aos alunos. Assim, obras como “Para ensinar e aprender Geografia”, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete e “Ensino de Geografia”, de Sônia Castellar, Jerusa Vilhena, foram utilizadas no decorrer desta pesquisa. |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Implicações ambientais Prática de ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2824 |
Data do documento: | 4-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Huanny_Izabely_Paiva_ribeiro.pdf | Trabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015) | 274.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.