EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2812
Tipo: Artigo
Título: DO ESTUPRO CORRETIVO NO ÂMBITO DOMÉSTICO OU FAMILIAR
Autor(es): CARDIN, Valéria Silva Galdino
ROCHA, Francielle Lopes
SHIGUIHARA, Gabriela de Oliveira Lima
Abstract: Desde o início da formação do indivíduo, a família, bem como a sociedade, estabelece paradigmas a serem seguidos. No tocante a sexualidade, é postulado que a orientação heterossexual é a que deve reger o âmbito social, sendo assim, pertencer a grupos minoritários, acabam por afrontar diretamente as regras preestabelecidas. Desta forma, assumir a homossexualidade, passa a ser uma “anomalia” e motivo para práticas preconceituosas e de violência de gênero. Quando se trata da mulher lesbiana, esta possui um duplo grau de vulnerabilidade, tendo em vista que além de pertencer ao grupo feminino, alvo de discriminações sexistas, dispõe de uma orientação sexual diversa da hétero. A questão se agrava quando no âmbito doméstico ou familiar, a mulher lesbiana assume sua homossexualidade, e é vítima da prática do estupro corretivo, em que o homem, com o intuito de “punir”, “curar” a orientação sexual da mulher, pratica tal violência. Neste contexto, há que se observar a possibilidade da incidência da agravante inscrito no art. 61, II, “f” do Código Penal, quando o agressor não se enquadrar na majorante do art. 226, II, do Código Penal.
Palavras-chave: Lesbiana
Estupro corretivo
Âmbito doméstico ou familiar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2812
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela_de_oliveira_lima.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)195.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.