EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2811
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MEIOS DE CULTURA NO CULTIVO DE XANTHOMONAS CITRI SUBSP. CITRI
Autor(es): SOARES, Larissa Siqueira
NOCCHI, Paula Thaís Requena
FRANCO, Juliana Glória
NANAMI, Danielle Sayuri Yoshida
SILVA, Camila de Cassia da
NUNES, William Mário de Carvalho
Abstract: Os meios de cultura são valiosas ferramentas em fitobacteriologia para diversos objetivos. O isolamento de microrganismos em meio de cultura é o primeiro passo para qualquer trabalho de pesquisa, sendo que, quase nenhum tipo de pesquisa é realizável, sem cultivá-los. Diversos são os meios de cultura existentes para o cultivo de bactérias, porém, poucos são os trabalhos que os estudam. Buscando a máxima eficiência, levando em consideração o desenvolvimento bacteriano, o objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes meios de cultura, como Nutriente Agar (NA), Manitol Glutamato Yeast (MGY), Kado (D5), 523, Luria Bertani (LB), Dextrose Yeast Glutamato (DYGS), Yeast Destrose Carbonate (YDC) e Wilbrink (WB) no cultivo de Xanthomonas citri subsp. ciri. Folhas de genótipos de Citrus spp. com sintomas de Cancro Cítrico foram coletadas e a bactéria foi isolada, multiplicadas e transferidas para micro-tubos contendo solução de tampão fosfato salino (PBS), de onde teve suas concentrações ajustadas. Uma alíquota de 25 µL da suspensão bacteriana foi transferida para os meios de cultura a serem avaliados. Durante 5 dias, num intervalo de 12 em 12 horas, as colônias foram observadas a olho nu quanto à cor, viscosidade e formato, o número de colônias foram contados. Todas colônias apresentaram cor amarela, aspecto mucoide e formato circular e superfície convexa. De todos os meios de cultura, apenas D5 não se mostrou eficiente no cultivo de X. citri subsp. citri. Os demais meios permitiram um desenvolvimento bacteriano satisfatório, sendo o meio MGY, que apresentou o maior número de colônias de X. citri subsp. Citri em sua superfície.
Palavras-chave: Diâmetros
Isolamento
Número de colônias
Suspensão bacteriana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2811
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissa_siqueira_soares_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)209.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.