EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2786
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DA BACTÉRIA XANTHOMONAS CITRI SUBSP. CITRI IN VITRO
Autor(es): FRANCO, Juliana Glória
NOCCHI, Paula Thaís Requena
SILVA, Camila de Cassia da
NANAMI, Danielle Sayuri Yoshida
NUNES, William Mário de Carvalho
Abstract: O Cancro Cítrico, considerado como uma das doenças mais importantes da citricultura no mundo, é causado por Xanthomonas citri subsp. citri e ocorre em diversas regiões citrícolas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento in vitro de isolados de X. citri subsp. citri, provenientes de genótipos de Citrus spp. com diferentes níveis de suscetibilidade ao cancro. Folhas de diferentes genótipos de Citrus spp. com sintomas de cancro cítrico foram coletadas de 11 variedades mais suscetíveis, 10 variedades menos suscetíveis e de 2 plantas mutantes do Pomar Experimental do município de Maringá-PR. A partir das lesões foliares, isolou-se a bactéria em meio de cultivo. Foram obtidos 23 isolados bacterianos, além da estirpe Xcc 306, totalizando 24 amostras de X. citri subsp. citri . Suspensões bacterianas das 24 amostras tiveram sua concentração ajustada para serem transferidas para os meios de cultivo Nutriente Agar (NA), 523, Manitol Glutamate Yeast (MGY), Luria Bertani (LB), Dextrose Yeast Glutamate (DYGS), Yast Dextrose Carbonate (YDC), Wilbrink (WB), ao qual foram incubadas à 28°C. A avaliação foi realizada durante cinco dias em intervalos de 12 em 12 horas, contando-se o número total de colôniaspor placa e mensurando o diâmetro de 10 colônias por placa com auxílio de um paquímetro digital. Como resultado, verificou-se que todos os isolados apresentaram diferenças significativas de desenvolvimento entre si em todos os meios de cultivo avaliados.
Palavras-chave: Cancro cítrico
Meios de cultivo
Número de colônias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2786
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_gloria_franco_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)222.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.