EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2770
Tipo: Artigo
Título: ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA
Autor(es): FÉLIX JUNIOR, Cícero Marcelo
CORRADINI, Vivian Moreno
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Abstract: Uma nova realidade de comunicação promove inovações na construção do conhecimento. Em nossa contemporaneidade a velocidade de produção e compartilhamentos das mais diversas informações é enorme, ainda mais facilitado pelo advento da internet. Nesse contexto fortemente globalizado, de acesso imediato às informações independente das barreiras de tempo e do espaço, torna-se difícil imaginar a vida sem internet, logo, se faz possível o questionamento: somos dependentes da internet? Estudos acerca da dependência em internet datam inicialmente de 1996, porém, tais estudos têm uma representação infinitamente maior nos dias atuais, mas ainda assim, pouco se compreende sobre as razões pelas quais as pessoas se tornam dependentes em internet. Nessa busca por maior compreensão do conceito de “Dependência em Internet” é que se delineia o cerne dessa pesquisa, cujo objetivo consiste em realizar uma revisão da literatura nacional acerca dos comportamentos de uso, abuso e dependência de internet no período de 2008 a 2014 com enfoque nos aspectos neuro-pisco-fisiológicos a fim de realizar uma possível aproximação do quadro das dependências de substâncias psicoativas. Para tal busca, a pesquisa se realizará de forma qualitativa em cunho exploratório, com buscas em bases de dados científicos on-line como Scielo e PePSIC, com posterior catalogação das características de ambos os quadros e aproximando-as, propor graus de equivalência, semelhanças e similaridades. O que se espera com a pesquisa é o apontamento de similaridades e correlações entre os quadros de dependência em substâncias e em internet, principalmente no que se refere aos aspectos neuroquímicos e fisiológicos dos referidos quadros.
Palavras-chave: Dependência
Dependência em internet
Internet
Neuropsicologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2770
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cicero_marcelo_felix_junior.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)288.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.