EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2747
Tipo: Artigo
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR
Autor(es): PIZZAIA, Angela Ferreira de Lima
SANTANA, Adriene
Abstract: O presente artigo privilegia um aspecto essencial no que se refere à contribuição para qualidade do aprendizado no ensino a distância: a comunicação. Objetiva compreender e identificar ruídos que possam existir na comunicação dentro da modalidade de educação a distância e suas possíveis implicações no aprendizado. Entende-se ruídos como sendo as distorções ou barreiras que surgem na comunicação entre professor tutor e aluno e que comprometem a compreensão dos conteúdos. Em uma realidade que apresenta um turbilhão de avanços tecnológicos, é necessário reconhecer ruídos que possam comprometer uma comunicação eficaz. Tal reconhecimento torna-se indispensável, pois qualquer interferência na compreensão da mensagem ou conteúdo transmitido poderá comprometer o processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto o docente/tutor deverá atuar de forma a mitigar situações que possam contribuir para o surgimento de tais ruídos. Assim, essa pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico reafirmará que os ruídos na comunicação precisam ser levados em consideração, além de identificar quais são os principais ruídos de ordem física, semiótica e ideológica presentes na educação a distância. Por fim, serão expostas algumas orientações quanto às práticas diárias do tutor que podem facilitar a interação e evitar os ruídos na comunicação entre os pares.
Palavras-chave: Ruídos
Comunicação
Aprendizagem
Educação à distância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2747
Data do documento: 4-Out-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angela_ferreira_de_lima_pizzaia_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)256.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.