EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2745
Tipo: Artigo
Título: DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA HOMOSSEXUAL EM CONTRAPOSIÇÃO À HOMOFOBIA
Autor(es): RODRIGUES, André Luiz Medeiros
PAULICHI, Jaqueline da Silva
Abstract: A liberdade sexual é assunto que gera discórdia nos diversos setores da sociedade. Esse tema é tratado tanto pela religião, quanto a política, a ciência, o direito, dentre outros. É taxado como homossexual, segundo o dicionário Michaelis como “aquele que tem afinidade e atração sexual somente com indivíduos do mesmo sexo 3”. Sendo, hoje em dia, reconhecidos todos os direitos civis dessa população. Ainda segundo o citado dicionário ”homofobia é a aversão ou rejeição à homossexualidade”4, que é vivida diariamente pelas pessoas que vivem nessa condição. A sociedade atual é baseada num sistema historicamente paternalista, em que o homem é o pilar da família, o que torna difícil para a população em geral aceitar que alguns desses homens não tem a afinidade amorosa e sexual esperada com o sexo oposto, e sendo assim, passam a se interessar pelo mesmo sexo. Os grupos mais conservadores, em sua maioria, os religiosos, justificam a homofobia pela liberdade de expressão e liberdade de crença, que são direitos constitucionais, enquanto os grupos de defesa da causa LGBT5 pedem medidas conscientizadoras e o projeto de lei para a criminalização da homofobia. Tendo em vista o problema da homofobia no Brasil, é preciso esclarecer que já existem algumas maneiras de se assegurarem direitos básicos aos homossexuais. De acordo com o artigo 5º, incisos IV, VI, VIII e IX da Constituição Federal, todas as pessoas do nosso país são livres para manifestarem suas crenças, suas preferências e inclusive sua sexualidade, podendo inclusive haver manifestações públicas de afeto, como um passeio de mãos dadas ou um beijo público. A Sexualidade é considerada como direito da personalidade, uma forma de manifestação do indivíduo acerca de sua pessoa.Na Constituição Federal da República Federativa do Brasil, de 1988, em seu artigo 5º, é citado no inciso IV a liberdade de pensamento, que segundo Puccinelli Junior é o direito de expressar, por qualquer meio ou forma existente, opiniões, pensamentos ou ideias particulares em qualquer área das atividades humanas.
Palavras-chave: Direitos fundamentais
Homofobia
Homossexualidade
Liberdade de expressão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2745
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_luiz_medeiros_rodrigues.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)194.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.