EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2740
Tipo: Artigo
Título: CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA
Autor(es): MARTINS, Guilherme Miglioli
BELLODI, Guilherme Duarte
RAMARI, Thais de Oliveira Iácono
SILVA, Kelly Caroline da
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: Nos últimos anos o governo brasileiro vem incentivando práticas agrícolas sustentáveis, isto é, que reduzam o impacto ambiental ocasionado por estas atividades. Uma destas práticas é o uso de microrganismos diazotróficos como insumos biológicos. O presente estudo tem por objetivo avaliar o uso da vinhaça como meio de cultivo para multiplicação de bactérias dos gêneros Azospirillum, Acetobacter e Herbaspirillum. As estirpes utilizadas serão obtidas através de via comercial, e a vinhaça, de uma usina da região de Maringá-Pr. O experimento será realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado, com tratamentos em arranjo fatorial (3x5), com cinco repetições totalizando 75 unidades experimentais. Os tratamentos serão compostos pelos três gêneros supracitados e por meios de cultura líquidos formulados com diferentes concentrações de vinhaça, sendo T0 - caldo nutriente; T1 - 100% vinhaça; T2 - 75% vinhaça e 25% água destilada; T3 - 25% vinhaça e 75% água destilada e T4 - 50% vinhaça e 50% água destilada. A quantificação dos microrganismos será obtida por uso de espectrofotômetro e pelo método de diluição em série em meio de cultivo nutriente ágar. Em todos os tratamentos serão determinadas as curvas de crescimento bacteriano. Os resultados serão submetidos a uma análise de variância e ao teste de médias Scott-Knott a 5% de significância. Espera-se com esta pesquisa verificar que se ocorre a sobrevivência e a multiplicação das bactérias estudadas no subproduto vinhaça visando a inoculação na cultura de cana-de-açúcar.
Palavras-chave: Resíduo
Fixação biológica do nitrogênio
Cana-de-açúcar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2740
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Miglioli_Martins.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)287.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.