EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2735
Tipo: Artigo
Título: ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
Autor(es): NASCIMENTO, Alvinno Luiz do
SILVA, Leda Maria Messias da
Abstract: O objetivo do presente projeto será conceituar, identificar e alertar para o combate do Assédio Moral no ambiente laboral do funcionalismo público. A propositura dessa pesquisa, objetiva explicar como o assédio moral prejudica as relações de trabalho dentro dos ambientes laborais públicos. Essa coação pode ser feita de tal forma a refletir - se negativamente no trabalho e na função pública, que tem como norte a moralidade e eficiência, colocando os servidores muitas vezes em caráter de trabalho precário e, inclusive, o próprio serviço público. Constata - se por apontamentos da própria mídia e dados estatísticos, que o assédio ocorre nos mais diversos ramos da administração pública. Um servidor assediado não onsegue exercer suas funções devidamente tendo como consequências a quebra do princípio da eficiência. Objetiva - se ainda neste trabalho verificar quão grandes são os impactos que o assédio causa nos servidores e na dignidade da função pública, podendo causar danos irreversíveis ao assediado. Outrossim, pretende - se demonstrar a falta de políticas de combate e prevenção ao assédio moral na administração pública, tendo como escopo auxiliar na identificação do assédio e ofensa que esse causa a administração pública, prejudica até mesmo o usuário dos serviços. Faz - se necessário levar a informação de combate e prevenção do assédio moral aos servidores, pois este é um câncer nas relações de trabalho, com efeitos para todos os envolvidos. Para tanto será utilizada a pesquisa teórica, fundamentada em bibliografias sobre o tema, jurisprudências, fatos e acontecimentos relatados pela mídia, conjugando estes levantamentos como método estatístico. Utilizar- se - á, também, o método indutivo, que permite observar o fenômeno e suas diversas manifestações no ambiente laboral público, para assim buscar uma maneira efetiva de combate e prevenção.
Palavras-chave: Ambiente laboral
Assédio moral
Dignidade da pessoa humana
Violência institucional pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2735
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alvinno_luiz_do_nascimento.pdf276.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.