EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2721
Tipo: Artigo
Título: VARIAÇÃO DA DENSIDADE DO SOLO EM TRÊS AMOSTRAGENS APÓS CULTURA DO MILHO SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO
Autor(es): MOREIRA, Wagner Henrique
ANGHINONI, Guilherme
TORMENA, Cássio Antonio
BETIOLLI JUNIOR, Edner
WATANABE, Rafaela
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
Abstract: Estudos em sistema plantio direto ainda não deixam claro se a movimentação do solo restrita à linha de semeadura e a ocorrência sistemática do tráfego podem causar alta variabilidade nos atributos físicos do solo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a variação da densidade do solo (Ds) e a possibilidade de apresentar valores de Ds restritivos em três amostragens sucessivas num Latossolo vermelho após longo tempo sob SPD. As coletas de amostras indeformadas de solo foram realizadas em uma transeção após a colheita do milho de segunda safra em setembro de 2010 (amostragem 1), 2011 (amostragem 2) e 2012 (amostragem 3) em uma área cultivada sob SPD desde 1980 em Maringá - PR. Na amostragem 1, 40 pontos foram locados na linha (L) e 40 na entrelinha (E), sendo recuperados nas amostragens 2 e 3. Foi determinada a Ds e calculados os índices de capacidade do processo Cp e Cpk. Os resultados indicam que o comportamento da Ds apresentou variação. Porém, houve homogeneização do ambiente na L decorrente do revolvimento na semeadura (utilizando o sulcador), como mostrado Cp e Cpk (maiores valores em P2 - amostragem 1). A variação da Ds nas posições P1 e P2 da segunda e terceira amostragem em relação a primeira, indicam que as variações em SPD são complexas e estudos baseados em amostragem única podem resultar em interpretações equivocadas.
Palavras-chave: CP
CPK
Índice de capacidade do processo
Sistema plantio direto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2721
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Anghinoni_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)319.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.