EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2718
Tipo: Artigo
Título: QUALIDADE FÍSICA DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO NO MATO GROSSO
Autor(es): ANGHINONI, Guilherme
WATANABE, Rafaela
MOREIRA, Wagner Henrique
FRANCO, Hélio Henrique Soares
TORMENA, Cássio Antonio
ZANCANARO, Leandro
Abstract: Na safra 2013/2014, a área cultivada com algodoeiro foi de 1.090,1 mil hectares, 22,1% superior aos 894,3 mil hectares cultivados na safra 2012/2013, com a produção concentrada nos estados do Mato Grosso e Bahia. Nesses estados, a utilização de rotação/sucessão de culturas (RC) e de sistemas de manejo conservacionista do solo, como o sistema de plantio direto (SPD) ainda não são difundidos como no sul do Brasil. Este trabalho teve como objetivo determinar o conteúdo de água na capacidade de campo(θcc) e a porosidade de aeração (Ɛa) em três profundidades (0-10; 10-20; 20-40 cm) de três sistemas de produção de algodão no Mato Grosso. O experimento foi montado num esquema fatorial 6x2, com seis esquemas de RC (dos quais foram utilizados três) e dois sistemas de manejo do solo – preparo convencional (SPC) e sistema de plantio direto (SPD). Os RC consistiram em: algodão/pousio (RC1); algodão/milheto (RC2); soja/algodão/milheto/algodão/soja/milho+braquiária (RC3). Na profundidade 0-10 cm (P1), sempre ocorreram diferenças entre sistemas de manejo (SPD e SPC), independente do esquema de RC, o que não se repetiu nas outras profundidades amostradas. Este comportamento indica uma distinção entre a qualidade física do solo da P1 com as outras, que pode estar relacionada ao efeito do preparo nos tratamentos sob SPC, que em curto prazo, influencia somente as camadas mais superficiais do solo. Uma melhor aeração e uma menor θcc foram encontradas na camada mais superficial de todos os tratamentos sob SPC. A variável θcc não diferiu entre esquemas de rotação para cada profundidade. Para a variável Ɛa, somente a RC3 na P1 apresentou valores maiores que a RC1, mas esse resultado não se repetiu nas demais profundidades.
Palavras-chave: Qualidade física do solo
Sistemas de produção de algodão
Porosidade do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2718
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Anghinoni_4.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)323.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.