EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2717
Tipo: Artigo
Título: TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO
Autor(es): FERMINO, Lilian de Souza
RUBIO, Andressa Jenifer
RIBEIRO, Rosa Maria
BELTRAN, Gabriel Bergamasco
Abstract: A disponibilização da água, recurso essencial à manutenção de toda forma de vida, está escasseando dia a dia. E um agravante a esse quadro é a degradação desse bem que está se intensificando a cada dia, mesmo sendo de conhecimento de muitos que a saúde tem relação direta com as águas. Estas, quando degradadas, constituem um dos maiores veículos de contaminação humana, acarretando doenças parasitárias e infecciosas; o que demanda tratamento antes do seu uso. Tradicionalmente o tratamento passa pela coagulação com sais de alumínio, para reduzir, pela decantação/filtração, os contaminantes. Porém, o remanescente em alumínio desse tratamento pode causar problemas na saúde humana, tais como o mal de Alzheimer. Assim este projeto visa fazer um trabalho comparativo entre o uso do sulfato de alumínio e um coagulante natural e alternativo, a semente da Moringa Oleífera (MO), já que vários estudos laboratoriais desta semente com águas brutas têm mostrado que a Moringa possui propriedades coagulantes efetivas e que elas não são tóxicas a humanos e animais. A cor e a turbidez remanescentes das águas em estudo serão analisadas, em ambos os testes dos coagulantes, para se comparar a efetividade de cada tratamento, convencional e alternativo.
Palavras-chave: Saúde humana
Sustentabilidade ambiental
Tratamento alternativo de águas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2717
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lilian_de_souza_fermino_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)222.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.