EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2714
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DE DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM LATOSSOLO VERMELHO
Autor(es): WATANABE, Rafaela
ANGHINONI, Guilherme
MOREIRA, Wagner Henrique
FRANCO, Hélio Henrique Soares
BETIOLLI JUNIOR, Edner
TORMENA, Cássio Antonio
Abstract: A compactação é uma das principais formas de degradação das áreas agrícolas no mundo. As alterações no espaço poroso do solo devido a compactação podem comprometer a capacidade do solo em exercer suas funções e consequentemente limitar a produtividade das culturas. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade física de um Latossolo Vermelho submetido a diferentes níveis de compactação, utilizando como indicadores a densidade do solo (Ds), a macroporosidade (Ma) e a microporosidade (Mi). A compactação do solo foi induzida com o trafego de um trator aproximadamente 4510 kg, dois dias após uma chuva de 65 mm. Os tratamentos foram: testemunha sem compactação adicional (T1), 3 passadas do trator (T2), 6 passadas do trator (T3) e 9 passadas do trator (T4). Amostras indeformadas de solo foram coletadas em duas posições (linha e entrelinha) e duas profundidades (0-10 e 10-20 cm). Ma, Mi e Ds. As médias foram comparadas pelo intervalo de confiança da média (p<0,05). Houve um aumento da Ds na camada de 0-10 cm tanto para a linha quanto para a entrelinha ao aumentar as passadas do trator. Para a camada de 10-20 cm todos os tratamentos apresentaram elevada Ds indicando que os efeitos da compactação se manifestaram na camada de 0-10 cm. Observou-se a redução da macroporosidade em T3 e T4 em ambas posições na camada de 0-10 cm. O aumento do número de passadas aumentou a Ds e reduziu a Ma.
Palavras-chave: Qualidade do solo
Densidade
Porosidade
Plantio direto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2714
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Anghinoni_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)292.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.