EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2711
Tipo: Artigo
Título: PROCESSO DE ENSINO DO DESENHO TÉCNICO (CAD) COM AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Autor(es): MENDES, Douglas Ramos
FERREIRA, Cristiano Corrêa
PEREIRA, Leara Barcelos
MELO, Ricardo Moehleck de
PAZ, Pâmela de Almeida
Abstract: Com a evolução tecnológica atual e a grande difusão de aplicativos (App) tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, passou a existir uma busca com o propósito de ter facilidades ao acesso geral às informações, principalmente, no ambiente acadêmico pelos estudantes como forma de obterem uma proximidade maior com as disciplinas consideradas práticas. Por outro lado, em relação aos educadores, esses passaram a contar com os novos recursos para ajudá - los a superar os desafios enfrentados que é aperfeiçoar formas de transmitir conhecimento e ainda determinar a maneira que melhor se aplica para a apresentação de determinados conteúdos. Tendo em vista esses fatores, este trabalho o desenvolvimento de um aplicativo com foco na área de expressão gráfica para auxiliar no aprendizado dos conteúdos. Objetivando a otimização das ferramentas de ensino e aprendizagem, o aplicativo, contém conteúdos teóricos, exemplos de aplicação e exercícios direcionados que complementam os conteúdos vistos nas aulas presenciais da disciplina de desenho técnico II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil. Assim proporcionando uma melhor interação entre os alunos e os conteúdos. O App foi construído através da utilização da ferramenta Intel XDK, que facilita o desenvolvimento de plataforma cruzada HTML5 e, desta maneira permite a obtenção de um App final que pode ser usado em diversas plataformas como: Web, Android, IOS, entre outros. Ao término do processo de criação do App ser á realizado juntamente com os estudantes que cursam a disciplina de desenho técnico um teste no qual os alunos deveram realizar o uso conjugado do App nas aulas, posteriormente, por meio de formulários os estudantes poderão avaliar, identificar os pontos positivos, bem como, indicarem sugestões de melhoria.
Palavras-chave: Aplicativo
CAD
Desenho técnico
Educação à distância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2711
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leara_barcelos_pereira_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)261.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.