EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2708
Tipo: Artigo
Título: ºBRIX DE FRUTOS DE PIMENTÃO SOB LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO EM AMBIENTE PROTEGIDO
Autor(es): SANTOS, Fernando André Silva
LORENZONI, Marcelo Zolin
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
SERON, Cássio de Castro
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
REZENDE, Roberto
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar o °Brix dos frutos de pimentão em diferentes lâminas de irrigação por gotejamento em ambiente protegido, nas condições de Maringá-PR, sob a hipótese de que as diferentes lâminas de irrigação alteram o °Brix dos frutos. O experimento foi instalado e conduzido no período de maio a agosto de 2015 em casa de vegetação localizada no Centro Técnico de Irrigação (CTI) da Universidade Estadual de Maringá. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso com cinco tratamentos e oito repetições. Os tratamentos constaram de cinco lâminas de irrigação correspondentes a 60%, 80%, 100%, 120% e 140% de reposição da evapotranspiração da cultura (ETc). Foram utilizadas mudas do hibrido Magali R, semeadas em bandejas de 50 células e transplantadas em espaçamento de 1,0 m entre linhas e 0,5 m entre plantas. Foi realizada a colheita manual dos frutos e posteriormente a determinação do teor de sólidos solúveis (ºBrix). Para a avaliação foram obtidas amostras aleatoriamente considerando três frutos por parcela. O teor de sólidos solúveis totais foi obtido transferindo-se uma gota do suco do fruto para o prisma do refratômetro analógico, efetuando-se a leitura em ºBrix. Os dados foram submetidos à análise de variância e regressão (nível mínimo de 5% de significância). Os valores médios de °Brix variaram de 3,95 a 4,50 e a regressão linear simples do teor de sólidos solúveis (°Brix) em função das lâminas de irrigação mostrou-se significativa (p<0,0092) com coeficiente de determinação de 59,48%, verificando-se uma redução da variável analisada em função quantidade de água aplicada. Conclui-se que o °Brix de frutos de pimentão em ambiente protegido são influenciados pelas lâminas de irrigação aplicadas por gotejamento.
Palavras-chave: Gotejamento
Qualidade de fruto
Sólidos solúveis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2708
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernando_andre_silva_santos_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)285.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.