EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2702
Tipo: Artigo
Título: RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT
Autor(es): SANTOS, Fernando André Silva
ANDREA, André Felipe Barion Alves
LOZANO, Cláudia Salim
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
HACHMANN, Tiago Luan
REZENDE, Roberto
Abstract: O presente estudo teve o objetivo de quantificar a riqueza e abundância de grupos da comunidade de macrofauna invertebrada edáfica em diferentes ambientes em Cáceres-MT. Foi adotado o delineamento inteiramente ao acaso e realizadas coletas em quatro áreas distintas: uma pastagem de braquiária, uma floresta pouco preservada, um pomar de citros consorciado com pastagem e uma plantação de milho colhida de forma manual. Para a coleta da fauna dos macros invertebrados terrestres, foram utilizadas armadilhas do tipo “pitfall” preenchidas com uma solução contendo água, formol e sabão. As armadilhas permaneceram no campo por dois dias, sendo recolhidas após esse período e levadas para triagem em laboratório. Observou-se um total de 2005 indivíduos coletados distribuídos em 15 grandes grupos taxonômicos. O grupo Formicidae (Hymenoptera) registrou o maior número de morfotipos encontrados, num total de 25. Os resultados obtidos demonstram que ambientes que mantém a estrutura do solo mais preservada e que possuem condições ambientais favoráveis ajudam no aumento da riqueza de espécies dentro de um agro ecossistema. O ambiente floresta é o mais representativo em diversidade comparado com os demais sistemas agrícolas.
Palavras-chave: Fauna do solo
Impacto ambiental
Indicador biológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2702
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernando_andre_silva_santos_4.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)340.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.