EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2700
Tipo: Artigo
Título: TRANSMISSÃO DE ENERGIA SEM FIO: ESTUDO DE ELABORAÇÃO DE PROTÓTIPO
Autor(es): SHIBUKAWA, Guilherme Hideki
GOVEIA, Eric Eduardo
ANDREOLA, Ricardo
Abstract: Estudos sobre a transmissão de energia sem fio, já foram feitos há muitos anos. Um mundo sem cabos já foi pensado por Nikola Tesla, um cientista croata do século XIX que tentou sem sucesso a construção de uma torre emissora de energia elétrica para toda a cidade em que vivia na época (TESLA, 2015). Tesla não concretizou seu propósito, porém, estava no caminho certo. Por meio de pesquisas em artigos, teses, dissertações e livros, este projeto visa desenvolver e aplicar os princípios de funcionamento da transmissão de energia sem fio com base nos conceitos de acoplamento magnético ressonante. Posteriormente, pretende - se colocar o conhecimento teórico na prática, elaborando um protótipo de um carregador sem fio. Para isso, o circuito do transmissor de energia apresentará um resistor para regular a corrente e um capacitor em paralelo com uma bobina primária, para emitir uma frequência específica, alimentada ainda, por uma fonte de corrente alternada de 127 V com frequência de 60 Hz.
Palavras-chave: Indução
Eletromagnetismo
Ressonância
Transmissão sem fio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2700
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Hideki_Shibukawa.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)280.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.