EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2695
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA PRÉ-INOCULAÇÃO NA NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
Autor(es): FERRI, Glaucia Cristina
GODINHO, Fernanda Brunetta
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
MARTELI, Danilo Cesar Volpato
ANGELOTTI, Priscila
PIANA, Samara Cavalli
Abstract: O nitrogênio caracteriza-se como nutriente essencial para cultura da soja, sendo demandado em grandes quantidades pela cultura. A principal forma da planta obter o nutriente é por meio da fixação biológica de nitrogênio, que além de substituir a adubação nitrogenada tem a capacidade de suprir toda a demanda do nutriente requerida pela cultura da soja. A pré-inoculação, que consiste em inocular a bactéria fixadora de nitrogênio nas sementes, com maior antecedência a semeadura, constitui uma prática já utilizada em outros países. Porém, a utilização dessa técnica depende de diversos fatores, especialmente da habilidade da bactéria em sobreviver nas sementes, do tipo de tratamento realizado no beneficiamento e das condições de armazenamento das sementes. Diante disso, o trabalho consistiu em avaliar a eficiência da pré-inoculação das sementes de soja tratadas industrialmente na nodulação e na produtividade da cultura da soja. O experimento foi instalado no mês de outubro de 2014, na Fazendo Experimental de Iguatemi (FEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com 11 tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos de dois pacotes de tratamento de sementes industrial (pacote TSI 1 e pacote TSI 2) e diferentes arranjos de tratamentos de inoculação (testemunha absoluta, testemunha com adubação nitrogenada, inoculação padrão das sementes, sem tratamento prévio e com TSI, além de três períodos de pré-inoculação das sementes com o inoculante LT para cada pacote TSI). No campo e em laboratório foram realizadas as seguintes determinações: número e peso de nódulos no início do florescimento, massa seca da parte aérea e raiz, teor de nitrogênio na parte aérea e nos grãos, número de vagem por planta, massa de mil grãos e produtividade. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso do inoculante LT nas sementes, com antecedência de até 5 dias da semeadura, independente do tratamento TSI aplicado, foi efetivo em aumentar o teor de N e as demais características avaliadas, bem como promover incremento de produtividade na cultura da soja, em relação à testemunha absoluta e à adubação nitrogenada isolada, com resultados comparáveis à inoculação padrão das sementes.
Palavras-chave: Glycine max
Inoculação
Tratamento de sementes industrial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2695
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_brunetta_godinho_4.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)307.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.