EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2691
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
Autor(es): GODINHO, Fernanda Brunetta
FERRI, Glaucia
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
ANGELLOT, Priscila
MARTELI, Danilo Cesar Volpato
ANGHINONI, Guilherme
Abstract: : O aumento do rendimento das culturas, atualmente, deve ser acompanhado pela redução do custos de produção. Este resultado é obtido por meio da adoção de novas técnicas de cultivo e práticas de manejo mais adaptadas e adequadas às diferentes culturas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência da co-inoculação das sementes de soja nos parâmetros de nodulação e no rendimento da cultura. O experimento foi implantado no mês de novembro de 2015 em área localizada na Fazenda Experimental de Iguatemi, pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com 4 repetições. No campo, foram efetuadas as seguintes determinações: número de nódulos no início do florescimento (raiz total), peso de nódulos no início do florescimento (raiz total), massa seca da parte aérea, teor de nitrogênio (N) na parte aérea, teor de N no grão, peso de mil grãos e produtividade. Os resultados obtidos permitiram concluir que a co-inoculação da soja, utilizando 3 doses do Inoculante L via pulverização dirigida no sulco de semeadura, proporcionou desempenho superior à inoculação padrão realizada diretamente nas sementes.
Palavras-chave: Glycine max (L.) Merrill
Sementes
Co-inoculação
Rendimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2691
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_brunetta_godinho_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)310.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.