EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2679
Tipo: Artigo
Título: RESPOSTA DAS CARACTERISTICAS PRODUTIVAS DO MILHO PIPOCA A DIREFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM SISTEMA IRRIGADO
Autor(es): FARIA JÚNIOR, Cleonir Andrade
DALLACORT, Rivanildo
FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de
BARBIERI, João Danilo
VASCONCELOS, André Tavares de
VIEIRA, Paulo Vinícius Demeneck
Abstract: O objetivo deste trabalho é determinar qual a quantidade de N aplicado em cobertura na cultura do milho pipoca que resultara em maior produtividade do milho pipoca. O experimento foi conduzido na área experimental do laboratório de agrometeorologia da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, o delineamento utilizado foi de blocos ao acaso contendo 4 tratamentos: T1: 30, T2: 60, T3: 90 e T4: 120 Kg de N ha-1 , aplicados em cobertura. O método de irrigação utilizado foi por aspersão, aplicando-se 110% da evapotranspiração de referência. Foram avaliadas as seguintes variáveis, produtividade, comprimento da espiga, diâmetro da espiga, número de fileiras e número de grãos por fileira. As variareis comprimento da espiga, número de fileiras e número de grãos por fileira, não apresentaram diferenças significativas em função das doses de N utilizadas. Já a produtividade e diâmetro de espiga responderam significativamente as doses de N aplicadas, apresentando uma produtividade máxima espera de 5946 Kg ha-1 e diâmetro de 3,86 cm. A produtividade do milho pipoca é influenciada pelas doses de nitrogênio, sendo que a maior produtividade é esperada com a aplicação de 76,7 Kg de N ha-1.
Palavras-chave: Zea mays L. var. everta
Adubação
Aspersão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2679
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cleonir_andrade_faria_junior.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)329.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.