EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2676
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
Autor(es): PALUMBO, Daniela Jandussi
ANDREOLA, Ricardo
FRANCO, Janaina de Melo
Abstract: Para a água se tornar potável e útil ao consumo humano ela deve ser submetida a um processo de desinfecção onde microorganismos nocivos à saúde são inativados ou destruídos pelo cloro. O cloro é um agente desinfetante da água que atende a requisitos como, não ser tóxico ao homem em baixas concentrações e impede a proliferação de microorganismos patogênicos. Porém, sua aplicação na água faz com que ele reaja com a matéria orgânica dissolvida, resultando em subprodutos nocivos à saúde humana como trialometanos, ácidos haloacéticos, entre outros subprodutos orgânicos halogenados. O presente trabalho tem como objetivo realizar análises de ácidos haloacéticos, cloro residual livre e compostos orgânicos naturais em amostras de água tratada. Pontos de amostragem serão escolhidos de modo a maximizar a concentração de ácidos haloacéticos, como em pontas de rede e locais que abriguem populações de risco, como albergues e creches. Como resultados, espera - se realizar a comparação dos valores dos parâmetros encontrados, em ácidos haloacéticos e cloro residual livre, com os respectivos valores máximos permissíveis, que constam na Portaria do Ministério da Saúde n. 2914/2011.
Palavras-chave: Cloro residual
Desinfecção
Matéria orgânica
Subprodutos da cloração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2676
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniela_jandussi_palumbo.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)207.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.