EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2671
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DE RESÍDUOS VEGETAIS NA TEMPERATURA DO SOLO
Autor(es): CHAGAS, Bianca Nathiele Favetti
DALLACORT, Rivanildo
GNOATTO, Estor
SOUZA, Karolina Ascari de
MARCO, Kássio de
BARBIERI, João Danilo
Abstract: A presença de cobertura no solo é uma técnica que contribui para o uso eficiente da água visto que ela evita perdas por evaporação e protege o solo contra o aquecimento excessivo e oscilações na temperatura. Devido à importância da temperatura do solo para o cultivo e o aumento da utilização de braquiária no estado de Mato Grosso, objetivou - se neste trabalho verificar a variação da temperatura do solo em diferentes quantidades de cobertura. O experimento foi composto por dois tratamentos, sendo um de solo nu e o outro com 4.000 kg.ha - 1 de braquiária. Para a análise da temperatura do solo foram instalados sensores Termopar tipo J nas profundidades de 5, 10, 20 e 40 cm, sendo os dados coletados no período de 15/04/2014 a 15/05/2014. Os resíduos vegetais obtiveram influência na temperatura do solo, sendo que o tratamento com cobertura apresentou valores térmicos mais amenos e de menor variação entre as temperaturas máximas e mínimas em relação ao solo nu.
Palavras-chave: Amplitude
Braquiária
Cobertura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2671
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bianca_nathiele_favetti_chagas.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)292.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.