EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2666
Tipo: Artigo
Título: CALIBRAÇÃO DE UM TANQUE REDUZIDO EM AMBIENTE PROTEGIDO
Autor(es): SERON, Cássio de Castro
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
LORENZONI, Marcelo Zolin
REZENDE, Roberto
MALLER, André
HACHMANN, Tiago Luan
Abstract: : O presente trabalho teve por objetivo comparar a evaporação de um tanque reduzido e a evaporação de referência de uma estação meteorológica automática instalado em ambiente protegido. O experimento foi realizado no ambiente protegido instalado no Centro de Tecnologia em Irrigação da Universidade Estadual de Maringá, o qual está instalado sentido Norte-Sul no município de Maringá – PR. A coleta de dados foi realizada todos os dia pela manhã no período de 05/11/2014 a 05/02/2015 para que obtivéssemos a relação entre a evapotranspiração no ambiente protegido com a utilização de um tanque reduzido devido ao seu menor custo de aquisição e facilidade de leitura quando se comparado a uma estação meteorológica automática. Os dados obtidos no tanque reduzido foram aproximadamente 73% maiores que da estação meteorológica automática com um coeficiente de correlação forte positiva igual a 0,89.
Palavras-chave: Evaporímetro
Baixo custo
Climatologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2666
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cassio_de_castro_seron.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)333.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.