EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2662
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE DOIS MEIOS DE CULTIVO PARA Xanthomonas citri subsp. citri
Autor(es): BARBIERI, Bruna Rafaela
NOCCHI, Paula Thaís Requena
SOARES, Larissa Siqueira
CATANI, Diego Henrique Pereira
BRESCANSIN, Mariana Gomes
NUNES, William Mário de Carvalho
Abstract: O cancro cítrico é causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri, que coloniza tecidos das plantas causando necrose e danos nas folhas e frutos. No presente trabalho objetivou-se o isolamento da bactéria de variedades de laranja doce provenientes de pomar experimental e avaliar meios de cultura para manutenção desses isolados. Foram coletadas folhas com lesões da doença e as necroses recortadas e trituradas em solução salina. O isolamento se deu por meio da transferência de solução bacteriana para placas com meio nutriente Agar para obtenção de colônias “puras”. As colônias puras foram transferidas para as placas com os respectivos meios a serem avaliados. Constatou-se que a bactéria se expressou consideravelmente no meio nutriente Agar, que é considerado um meio padrão para isolamento e cultivo da mesma. Já no meio Kado não houve a presença da bactéria, fato este que pode estar associado à um erro experimental. Com relação aos custos de preparo de cada meio, o meio NA tem um custo de R$ 3,35 enquanto o meio Kado R$ 50,90, fortalecendo ainda mais a escolha do meio NA para cultivo de Xanthomonas.
Palavras-chave: Cancro cítrico
Isolamento
Bactéria
Citros
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2662
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bruna_rafaela_barbieri_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)297.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.