EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2660
Tipo: Artigo
Título: ADUBAÇÃO NITROGENADA DE CUCURBITA PEPO EM AMBIENTE PROTEGIDO
Autor(es): SERON, Cassio Castro
LORENZONI, Marcelo Zolin
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
MALLER, André
REZENDE, Roberto
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade
Abstract: A abobrinha italiana (Curcubita pepo L.), planta da família das cucurbitáceas, é uma das 10 hortaliças de maior valor econômico e de maior produção no Brasil. No entanto, apesar da relativa importância econômica, poucos estudos têm sido conduzidos em relação à fertilização da cultura em ambiente protegida. O objetivo deste trabalho foi quantificar a dose de nitrogênio que proporciona a produção máxima de abobrinha italiana irrigada por gotejamento em estufa plástica. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado no esquema de arranjo de tratamentos fatorial 4 x 2 x 2. Os tratamentos foram resultado da combinação de doses de nitrogênio (80, 110, 140 e 170 kg ha-1), formas de aplicação do fertilizante nitrogenado na aplicação (sólido ou diluído) e híbridos de abobrinha de moita tipo Caserta (Anita e Novita Plus), totalizando 16 tratamentos. Os desdobramento das doses aplicadas na forma sólida na Novita Plus ajustou regressão significativa a 5%. A produtividade ajustou-se ao modelo quadrático, apresentando produção máxima de 947,25 g por planta, equivalente a produtividade de 15,79 t ha-1 . A dose correspondente à máxima produção foi 105,2 kg ha-1.
Palavras-chave: Microirrigação
Protegido
Fertilizante
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2660
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_maller_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)219.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.